sábado, 17 de março de 2012 às 16:46 Postado por Vinny Hayashi 0 Comments


Como não falar de Mangás e Gibis, sem mencionar essas duas figuras muito importantes. Vocês sabem quem são? Pois bem otakus e otomes do blog, um eu aposto que vocês ja conhecem, que é o Mauricio de Souza, pai e criador da Turma da Mônica que fez e faz parte da infância de muita gente, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo. O segundo é Osamu Tezuka, pai dos mangás e animes, criandor do primeiro mangá e posteriormente o anime Astro Boy. Nesta matéria irei contar um pouco sobre a história dessas duas figuras.


Osamu Tezuka (手塚 治虫 - Tezuka Osamu):


Nascido na cidade de Toyonaka (distrito de Osaka), Japão a 3 de Novembro de 1928 e falecido em Tokyo a 9 de Fevereiro de 1989.
Foi um mangaká (o primeiro da historia do Japão moderno) que influenciou muito esse estilo e hoje em dia ele é considerado o "pai do mangá moderno".
Sua grande produtividade e suas técnicas e gêneros pioneiros transformaram o mundo das histórias em quadrinhos no Japão. Ele é o Inventor do mangá, ele é o responsável pela popularização dos mangás. Seus traços de desenho são facilmente reconhecidos: o traço é claro, as imagens, simples, o enquadramento cinematográfico e o humor têm sempre seu lugar.  O autor nunca hesita em se colocar em cena, com sua silhueta reconhecível principalmente por sua boina e seus óculos grossos. Ele, no entanto, não se coloca sempre em bons papéis e é expulso de cena às vezes. 
Uma indicação de sua produtividade: a sua obra completa publicada no Japão reuniu cerca de 400 volumes, mais de 80.000 páginas (na verdade, sua obra completa chega a mais de 700 mangás com mais de 150.000 páginas). A grande maioria dessas obras nunca foi traduzida do original japonês e continua inacessível aos leitores do Ocidente. 



Maurício e Osamu em Cartoon


Maurício de Souza: 


Nascido em Santa Izabel, Brasil a 27 de Outubro de 1935
É um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da Turma da Mônica e membro da academia paulista de letras. Ele começou sua carreira desenhando cartazes e ilustrações para radios e jornais de Mogi das Cruzes onde viveu. 
Começou a desenhar histórias em quadrinhos em 1959 quando uma história do Bidu, seu primeiro personagem foi aprovado no Jornal. 
Em 1963, Mauricio junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueredo, criou a personagem tia Lenita para o jornalzinho A Folhinha de São Paulo. A Mõnica, sua personagem que o levou ao sucesso foi também criada neste ano. Mas os quadrinhos com as tirinhas foram criadas em 1970. Posteriormente todos os outros personagens que conhecemos foram inventados.
Hoje Maurício de Souza tem fama mundial, seus quadrinhos ja foram traduzidos para o Inglês, o Espanhol, o Alemão, o Italiano e até o Japonês. Hoje em dia, Maurício publica uma ediçaõ nova da Turma da Mônica, a fase deles jovem, foi toda feita em estilo mangá, mas sem perder a essência dos quadrinhos ocidentais.



Esse é um trabalho feito entre o Maurício de Souza e o pessoal responsável pelos direitos autorais de Osamu Tezuka







Para quem não sabe, Maurício de Souza era pupilo de Osamu, meio que Osamu-san foi uma inspiração para ele.




Mais uma foto dessa dupla incrível

0 Responses so far.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...