Obra: Hanasaku Iroha
Estúdio: P.A. Works
Diretor: Masahiro Ando
Canal: Tokyo MX

Logo de inicio, uma regra que todos devem seguir é a de não julgar um livro pela capa, ou seja, não vá tirando conclusões precipitadas sobre as personagens à primeira vista, pois é certo de ser surpreendido. Para uma visão já treinada e acostumada a assistir animes, sempre tiramos alguns personagens com adjetivos, assim fica mais fácil de identificá-los, mas no caso de Hanasaku Iroha é difícil fazer esse processo, já que as personagens mudam com o decorrer do enredo.
Hanasakuiroha 212x300 Hanasaku Iroha   Anime
Com certeza não é o primeiro enredo que se viu nesse estilo, onde a personagem principal passa um tempo longe do lugar que vive para um lugar de ambiente bem diferente, temos vários nessa linha, alguns muito bons inclusive. Hanasaku Iroha (花咲くいろは, também conhecida apenas como Hanairo) tem essa premissa, a principio bem simples, mas os pequenos detalhes do enredo dão um toque todo especial a esse saboroso anime.
Filha da redatora falida de uma revista, Ohana Matsumae passa a morar com sua avó, Sui, que é dona da pensão Kissuiso, e sendo assim, ela tem de trabalhar como empregada da pensão para pagar sua estadia. A garota começa a aprender seus afazeres e, em paralelo, ela pensa sobre um garoto, Kōichi Tanemura ou Ko, apelido carinhoso do colega de classe dela, que resolve se declarar para Ohana um dia antes dela viajar e nem fica para esperar a garota respondê-lo.
Um dos pontos fortes vai claramente pro cenário, os traços no fundo mesclados com a iluminação dão um tom não só real, mas exuberante em inúmeros momentos. Pra quem assistiu Angel Beats!, é um prato cheio, já que se trata do mesmo estúdio, a P.A. Works.
Os personagens também são outro grande ponto forte, cada um com seu carisma próprio, mesmo que o traço não seja dos mais elaborados e detalhados.

Personagens Principais:
Hanasaku Iroha Ohana 192x300 Hanasaku Iroha   AnimeOhana Matsumae: Personagem central da trama, a maior parte dos eventos do anime ocorrem por causa dela, todas as personagens interagem com a mesma no decorrer dele. Tem uma personalidade forte e bastante ativa, além de uma imaginação fértil. Sua mãe, Satsuki Matsumae, a força a morar com a avó. Ela não gosta muito da idéia, mas logo começa a gostar e, aos poucos, vai começando a se apegar aos outros funcionários, principalmente as outras duas garotas com quem trabalha com freqüência.

Koichi Tanemura 150x150 Hanasaku Iroha   AnimeKōichi Tanemura (Ko): Colega de classe de Ohana, os dois se separam após a mudança da garota e o contato entre os dois fica difícil. Passado algum tempo, ele começa a trabalhar em uma livraria.


Minko Cosplay School Uniform from Hanasaku Iroha Hanasaku Iroha   AnimeMinko Tsurugi: Ela é a assistente do assistente do chefe da pensão Kissuiso. Com o sonho de se tornar uma chefe um dia e nenhuma experiência, ela saiu em busca de todos os restaurantes e pensões que podia, implorando para se tornar uma aprendiz, mas foi rejeitada inúmeras vezes, até encontrar Toru, por quem começou a nutrir uma paixão platônica.

Nako Wig from Hanasaku Iroha Hanasaku Iroha   AnimeNako Oshimizu: Trabalha como empregada junto com Ohana, mas diferente dela, Nako é bem mais tímida. Tem 3 irmãos mais novos que ela, e só se sente realmente bem quando está na companhia deles, enquanto trabalha normalmente é quieta e medrosa.

hanasaku iroha Episode 22 Sui Hanasaku Iroha   AnimeSui Shijima: Dona da pensão, viúva. Ela é a avó materna de Ohana, a princípio uma senhora muito rígida e responsável. Seu marido e ela fundaram a pensão e começaram a cuidar do lugar sozinhos. Com o tempo nasceram seus filhos, a mãe de Ohana e o irmão mais novo dela, que cuida da pensão na ausência de Sui.

Crítica
hanasaku iroha 204x300 Hanasaku Iroha   Anime
Nunca esperei tanto de um Shonen como esse, não sou adepto nem assisti muitos assim, sempre gostei muito dos que tem comédia como carro-chefe. Mas Hanairo realmente prende você com uma historia que não tem uma explosão sequer, nem luta ou batalha épica, só um enredo bem simples, com side-stories a torto e a direito, mas cada uma mais legal que a outra.
A reação que tive foi bem inesperada, no primeiro momento eu fiz o joguinho de definir os personagens, mas até o meio do anime me surpreendi com vários, principalmente a Sui, que imaginei ser apenas uma velha rabugenta, mas ela se mostrou uma mulher elegante e inteligente com o decorrer do anime.
Agora, devo afirmar que o romance principal entre Ko e Ohana é bem fraco, eles não se falam muito e também não se vêem.

Conclusão
Simplesmente apetitosa, falo isso em relação a alguns detalhes culinários que envolvem a trama e por isso digo que vale a pena degustar o Hanairo. Há uma leve semelhança com novelas ou algumas séries pra adolescentes, mas é apenas isso e nada mais, não consegue perder sua graça.

0 Responses so far.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...